top of page

O Calendário Lunar

Como funciona e qual a utilidade em se utilizar o Calendário Lunar?


Para falarmos sobre o calendário lunar, primeiro precisamos explicar o conceito dos signos do zodíaco. Sim, pois os signos marcam o espaço e o tempo como uma espécie de relógio e entender eles é fundamental para compreender e acompanhar os ritmos da natureza.


Então vamos pelo começo:


Os antigos dividiram o céu em 12 partes iguais, criando o Zodíaco, que foi sendo aprimorado até o que conhecemos hoje. Cada uma dessas 12 divisões corresponde a um signo. Esses 12 signos estão divididos entre 4 categorias, relativos aos 4 elementos: fogo (áries,, leão e sagitário), Terra (touro, virgem e capricórnio), ar (gêmeos, libra e aquário) e água (câncer, escorpião e peixes).


O céu então, se torna um sistema de coordenadas para a localização da posição do Sol , da lua e dos planetas, em relação ao nosso ponto de vista aqui na Terra. Podemos dizer que cada signo representa um ângulo específico , e o total de todos esses 12 signos são 360°. Isso quer dizer que cada signo do zodíaco tem 30°.


Imagine da seguinte forma: Quando dizemos que a Lua está em aquário , na verdade queremos dizer que a Lua está em uma determinada posição específica no céu em relação aos astros, vistos do ponto de vista aqui na Terra. Para ficar mais claro vamos ilustrar um exemplo: se a Lua está em aquário, ela está num posicionamento em torno de 330° no céu. Ao estudar astrologia mais a fundo, talvez você se depare com a informação de que as coisas não são tão simples assim, mas para fins didáticos deixemos esse conceito de posição em graus para maior facilidade de entendimento.



Relogio da marca Chilli beans, com os signos do zodíaco.

O Zodíaco é como um grande relógio, e cada número desse relógio é representado por um signo.


Então para resumir: O movimento lunar é cíclico, assim como as estações do ano, posição dos astros, altos e baixos de uma maré. Cíclico como o comportamento de reprodução dos animais, e até mesmo o comportamento humano. Ou seja, a Lua afeta diretamente as nossas vidas e o planeta em que vivemos , conforme seu movimento de translação no planeta Terra, e do movimento do nosso planeta em torno do sol. E é com este relógio zodiacal que trabalharemos em nossos textos para explicar o calendário lunar e outros fenômenos lunares.


O calendário lunar é uma junção da observação das fases da Lua, sua posição no céu, as possíveis conjunções, e o signo em que a Lua se encontra naquele momento. Ao determinar em qual signo do zodíaco a lua se encontra, podemos usar isso como base para ter outras referências por correspondência, por exemplo: se a Lua se encontra no signo de peixes, ela está regida pela energia elemental da água, pois o signo de peixes é um signo que pertence ao elemento água.


Quando a Lua está em um posicionamento em correspondência com o elemento água, existe uma grande chance do clima estar mais úmido do que os outros dias da semana e consequentemente, maior é a probabilidade de chuva e tanto a nossa pele, cabelos, folhas das plantas e outros, estarão menos secos. Podemos ir mais além, dizendo que na lua de peixes, nós nos tornamos pessoas mais emotivas, podendo ter um comportamento de anseio por companhia ou com maior demonstração de afeto.


Como podemos observar, o movimento da lua é de grande impacto para a vida em nosso planeta, esse grande corpo celeste é a rainha das marés, das chuvas, da reprodução, da colheita e do amor e união entre pessoas.


Trabalhar o calendário lunar, trata-se também de explorar a si mesmo, em um estudo de auto conhecimento, e de conhecer o mundo a sua volta.


O que acha de começar a investigar e trabalhar com o calendário da lua? Continue nos acompanhando para acessar mais conteúdo como esse.


Gostou do artigo ou gostaria de comentar sobre? Nos mande uma mensagem para trocarmos ideias. Ficou alguma dúvida?


Entra em contato com a gente! Estamos sempre disponíveis para ajudar com o que precisar. ❤



Blessed be.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page